Essa é uma revisão anterior do documento!


x86 ASM/boot Dojo

O x86 ASM/boot Dojo é um encontro periódico realizado pelo OeSC-Livre com o propósito de investigar e estudar a linguagem assembly e a programação de baixo nível dos processadores da família x86, e também do processo de boot dos computadores dessa arquitetura. Esta página contém todas as informações relacionadas a estes encontros, listando interessados, tópicos relacionados (no grupo e fora dele), ferramentas utilizadas pelo grupo e também relatos e resenhas sobre as atividades do grupo.

Participantes e Interessados

Abaixo estão listados os responsáveis pelo Dojo e os principais interessados e participantes, para que seja mais fácil decidir os locais onde o grupo vai se encontrar e qual é o “quórum” aproximado a se esperar nas reuniões do grupo.

Responsável: Fábio Olivé

Chapecó: Álisson Bertochi, Álvaro Pagliari, Carlos Fazolo, Fábio Olivé, Franchesco Alba, Jarbas Coltro

Concórdia: Jackson Laskoski

Xanxerê:

Documentos e tópicos relacionados

Ferramentas utilizadas

Este grupo de estudos tenta não limitar os sistemas operacionais utilizados, porém pelo próprio escopo do OeSC-Livre é natural que a maior parte dos estudos seja realizada sobre Linux ou algum outro sistema operacional livre. Abaixo estão algumas ferramentas que podem ser usadas nos encontros deste Dojo para a programação em assembly em sistemas variados.

  • Distribuições Linux
    • Ferramentas padrão de desenvolvimento, como gcc, binutils e o assembler NASM
    • Editores ou visualizadores de arquivos em hexadecimal, como hexedit e hexdump (este é parte do pacote “util-linux” e geralmente vem instalado por padrão)

Logs do IRC

O IRC (Internet Relay Chat) é um protocolo de comunicação antigo e muito usado atualmente por usuários (e grupos) de software livre, bem como por projetos open source. Basicamente, é lá onde acontecem conversas extremamente técnicas e low level. Acesse ainda hoje o canal do OeSC-Livre na rede Freenode (#OeSC-Livre@irc.freenode.net) e participe dessas conversas únicas.

Seguem alguns logs de conversas técnicas que já rolaram por lá:

File Systems: Aqui

Números, Bytes e Representações Numéricas: Aqui

Arquitetura de Computadores - Parte 1 (Assembly x86 16bits): Aqui

Arquitetura de Computadores - Parte 2: Aqui

Navegação
Ferramentas