Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

flisol_chapeco_2013 [2013/04/25 02:19]
olive
flisol_chapeco_2013 [2013/06/18 05:03] (atual)
olive
Linha 1: Linha 1:
====== FLISOL Chapecó 2013 ====== ====== FLISOL Chapecó 2013 ======
-{{  :unochapeco.png|Unochapecó}}Chapecó será pela primeira vez sede de um FLISOL -- Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. Este evento é gratuito e está sendo organizado pelo OeSC-Livre em parceria com a [[http://unochapeco.edu.br/computacao|Unochapecó]] e ocorrerá no **Sábado 27 de Abril**. [[:forms:inscricao_flisol_chapeco_2013|As inscrições estarão abertas até dia 26/4 às 21h!]]+{{  :unochapeco.png|Unochapecó}}Chapecó será pela primeira vez sede de um FLISOL -- Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. Este evento é gratuito e está sendo organizado pelo OeSC-Livre em parceria com a [[http://unochapeco.edu.br/computacao|Unochapecó]] e ocorrerá no **Sábado 27 de Abril**.
O grupo OeSC-Livre fornecerá um **certificado** aos participantes que **assinarem as listas de presença** nos dois turnos do evento, **manhã e tarde**. O certificado atesta **8h de atividades complementares**. O grupo OeSC-Livre fornecerá um **certificado** aos participantes que **assinarem as listas de presença** nos dois turnos do evento, **manhã e tarde**. O certificado atesta **8h de atividades complementares**.
Linha 75: Linha 75:
**Patrick Kaminski** é especialista em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC (PR) e graduado em Sistemas de Informação pela UDESC. Trabalha há mais de 8 anos com desenvolvimento de sistemas e servidores. Atualmente é desenvolvedor na ControlSoft e professor nas Faculdades SENAC e Anglo Americano nas áreas de segurança, servidores e desenvolvimento de sistemas. Além disso coordena projetos de código aberto e é líder regional do Ubuntu, incentivando o Software Livre. **Patrick Kaminski** é especialista em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC (PR) e graduado em Sistemas de Informação pela UDESC. Trabalha há mais de 8 anos com desenvolvimento de sistemas e servidores. Atualmente é desenvolvedor na ControlSoft e professor nas Faculdades SENAC e Anglo Americano nas áreas de segurança, servidores e desenvolvimento de sistemas. Além disso coordena projetos de código aberto e é líder regional do Ubuntu, incentivando o Software Livre.
 +
 +====== Fatos, Fotos e Relatos ======
 +
 +O primeiro FLISOL de Chapecó foi um grande sucesso, com um total de **115 inscritos** que em grande maioria compareceu e permaneceu o dia todo. Mesmo antes de abrirmos oficialmente o credenciamento dos participantes já haviam filas e grupos de pessoas esperando para entrar no auditório. O dia começou com 5 rápidas palestras, contextualizando a idéia do Software Livre e apresentando os Sistemas Operacionais Livres mais conhecidos da comunidade local, bem como um rápido "aperitivo" sobre Arduino e o conceito de "Hardware Livre". Após as palestras a interação e troca de conhecimentos e experiências continuou, mesmo durante o almoço no Hangar. Deu pra sentir que os participantes estavam motivados e sedentos por eventos dessa natureza.
 +
 +A tarde foi o momento mais descontraído e prático do encontro, com o público se dividindo e alternando entre as três atividades disponibilizadas. No Laboratório de Hardware o pessoal do Arduino "tocou fogo" nos participantes, demonstrando vários projetos e capacidades destas plaquinhas tão baratas e simples, e até apresentando verdadeiras aulas sobre tudo relacionado a Hardware Livre. Daqui saiu a idéia de organizarmos uma oficina de Arduino todos os meses (aguarde o anúncio e a organização pela lista do grupo).
 +
 +No Lab de Redes rolou a tradicional Install Fest, que é o ponto central de um evento FLISOL, com representantes do Fedora e do Ubuntu, e muita gente querendo fuçar nos seus laptops e sair dali com algum sistema livre instalado. Pelo menos do Fedora foram distribuídos 40 DVDs de instalação e 40 DVDs Live de demonstração do sistema. Surgiu também a idéia de realizar FADs (Fedora Activity Days), que são eventos bastante práticos focados em contribuições para o Projeto Fedora, como tradução, testes, resolução de bugs, empacotamento de software, etc. O [[http://fedoraproject.org/wiki/FabioOlive|Fábio Olivé]], que é Embaixador do Projeto Fedora, deverá começar a tocar estes eventos em breve (acompanhe pela lista do grupo).
 +
 +Já para quem gosta de desenvolvimento para Web, no auditório tivemos um debate bastante interessante, em que vários profissionais experientes comentaram e debateram suas ferramentas, frameworks, técnicas e "histórias de guerra" dos projetos em que já trabalharam. Realmente foi um sábado memorável, em que muito foi ofertado e certamente houve algo de especial para cada um dos participantes. Que venha o próximo em 2014!
 +
 +[[http://oesc-livre.org/media/slides/2013/abril_flisol_chapeco/|Slides das palestras]]\\
 +[[http://casemodder.com.br/?p=3888|Relato do participante Felipe Baptista]]\\
 +[[https://www.dropbox.com/sh/v4tgd68cel1orcu/9q7KtpeQya|Fotos também do Felipe Baptista]]\\
 +[[http://youtube.com/ubunterobr|Vídeos das palestras, gravadas pelo Ivan Fuzzer (Ubuntero)]]\\
Navegação
Ferramentas