Essa é uma revisão anterior do documento!


FLISOL Chapecó 2013

UnochapecóChapecó será pela primeira vez sede de um FLISOL – Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. Este evento é gratuito e está sendo organizado pelo OeSC-Livre em parceria com a Unochapecó e ocorrerá no Sábado 27 de Abril.

O grupo OeSC-Livre fornecerá um certificado aos participantes que assinarem as listas de presença nos dois turnos do evento, manhã e tarde. O certificado atesta 8h de atividades complementares.

No dia do evento haverá uma promoção de almoço (buffet livre) no restaurante Hangar, no bloco G da Unochapecó, pelo valor de R$9,90.

Local e horário

FLISOLO evento ocorrerá nas dependências dos cursos de Computação e Sistemas da Unochapecó, a partir das 8h30 e indo até as 17h30. Serão utilizados um auditório e dois laboratórios no Bloco R, desenvolvendo uma série de atividades ao longo do dia.

Responsáveis e Voluntários

  • Responsáveis no OeSC-Livre:
    • Fábio Olivé
    • Andrei Jiácomo Zuse
  • Responsáveis na Unochapecó:
    • Profª Viviane Duarte Bonfim
    • Prof. Jorge Antonio di Domênico
    • Prof. Sandro Silva de Oliveira
  • Voluntários no Auditório:
    • Ana Cláudia Antunes Pinto
    • Ricardo Farina
    • Daniel Capeletti
    • Daniel Girotto
    • Josi Nunes
    • Julio de Lara
    • Daniel Bach
  • Voluntários no Install Fest:
    • Ubuntu: Patrick Kaminski, Junior Machado, Jeferson Padilha, Ivan Brasil Fuzzer, Ricardo Farina
    • Fedora: Fábio Olivé, Marcos Eugênio Dietrich
    • Sabayon: Andrei Jiácomo Zuse
    • OpenBSD: Fábio Olivé
    • Ajudas gerais: Daniel Girotto
  • Voluntários no Lab de Hardware:
    • Arduino: Fábio Adriel Beckert, Carlos Fazolo
    • Raspberry Pi: Fábio Olivé, Junior Machado
  • Motivadores no Debate:
    • Clairton Heinzen
    • Sidimar Carniel

Se você gostaria de ajudar como voluntário durante o evento, ajudando e apresentando os palestrantes, ajudando como instalador de distribuições de Software Livre no Install Fest, ou como moderador e facilitador no Lab de Hardware, por favor envie sua disponibilidade no nosso fórum.

Programação

Traga seu laptop e a sua vontade de fazer novos amigos e adquirir novos conhecimentos!

Hora Auditório Lab de Redes Lab de Aula
08h30 Credenciamento
09h00 Abertura
09h15 Software Livre e Inovação Tecnológica
Fábio Olivé e Andrei Jiácomo Zuse
10h00 Distribuição Linux: Ubuntu
Ivan Brasil Fuzzer e Patrick Kaminski
10h45 Distribuição Linux: Fedora
Fábio Olivé
11h30 Hardware Livre: Arduino
Fábio Adriel Beckert
12h00 Almoço
13h00 Desenvolvimento com Ferramentas Livres
PHP, Java, Ruby on Rails e mais!
Traga suas experiências!
(debate aberto entre interessados)

Install Fest

Traga seu laptop, ou pelo menos um pendrive!


Projetos com Arduino e RaspberryPi

17h00 Encerramento

Currículos dos Palestrantes

Andrei Jiácomo Zuse é estudante de Ciência da Computação pela Unochapecó, e trabalha como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação. Começou a ter contato com a informática aos 7 anos de idade, conhecendo o Linux aos 12 anos mas aderiu à comunidade aos 17 anos. Foi suplente regional do Ubuntu até final do ano passado, e atualmente não defende uma distribuição em específico. Desenvolvedor Qt/C++ há aproximadamente 2 anos, pretende ter mais tempo para estudar e contribuir para a comunidade após o término da graduação. Atualmente procura ajudar o OeSC-Livre nos seus eventos.

Fábio Adriel Beckert é Bacharel em Sistemas de informação pela UNOESC Chapecó, e trabalha com desenvolvimento de aplicações web em jsp/java e usuário de linux desde 2004. É autodidata, começou no ramo da informática com 14 anos (1999) e a cada ano que passa fica mais apaixonado pela arte de criar sistemas, pois pra ele desenvolver um sistema não é simplesmente digitar códigos, mais é ser um artista, precisa ter inspiração, desde a modelagem do banco de dados, a criação das telas até a parte onde o usuário acessa tudo sem saber de nada que esta acontecendo por trás da interface.

Fábio Olivé Leite é Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e trabalha há mais de 15 anos com Software Livre e tecnologias relacionadas. Atualmente é Gerente de Engenharia de Suporte na Red Hat, onde atuou por cinco anos como Engenheiro de Suporte nas áreas de redes, NFS, Itanium e crashes de kernel em geral. É um dos fundadores do grupo OeSC-Livre e também do grupo TcheLinux, e tem trabalhado para divulgar o Software Livre no Oeste Catarinense.

Ivan Brasil Fuzzer é Bacharel em Informática pela URI - Erechim, trabalha como analista de redes e com suporte a usuários. Trabalhou por 3 anos com servidores Linux. Usuário Linux a mais de 15 anos. Líder do grupo Ubuntu-BR-RS e entusiasta de software livre sempre ajudando em eventos da comunidade Ubuntu-BR e grupo Tchelinux. Mantenedor do site ubuntero.com.br que divulga o Ubuntu e outras tecnologias livres através de um canal de vídeos no youtube, um podcast e vários artigos relacionados a software livre.

Patrick Kaminski é especialista em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC (PR) e graduado em Sistemas de Informação pela UDESC. Trabalha há mais de 8 anos com desenvolvimento de sistemas e servidores. Atualmente é desenvolvedor na ControlSoft e professor nas Faculdades SENAC e Anglo Americano nas áreas de segurança, servidores e desenvolvimento de sistemas. Além disso coordena projetos de código aberto e é líder regional do Ubuntu, incentivando o Software Livre.

Fatos, Fotos e Relatos

O primeiro FLISOL de Chapecó foi um grande sucesso, com um total de 115 inscritos que em grande maioria compareceu e permaneceu o dia todo. Mesmo antes de abrirmos oficialmente o credenciamento dos participantes já haviam filas e grupos de pessoas esperando para entrar no auditório. O dia começou com 5 rápidas palestras, contextualizando a idéia do Software Livre e apresentando os Sistemas Operacionais Livres mais conhecidos da comunidade local, bem como um rápido “aperitivo” sobre Arduino e o conceito de “Hardware Livre”. Após as palestras a interação e troca de conhecimentos e experiências continuou, mesmo durante o almoço no Hangar. Deu pra sentir que os participantes estavam motivados e sedentos por eventos dessa natureza.

A tarde foi o momento mais descontraído e prático do encontro, com o público se dividindo e alternando entre as três atividades disponibilizadas. No Laboratório de Hardware o pessoal do Arduino “tocou fogo” nos participantes, demonstrando vários projetos e capacidades destas plaquinhas tão baratas e simples, e até apresentando verdadeiras aulas sobre tudo relacionado a Hardware Livre. Daqui saiu a idéia de organizarmos uma oficina de Arduino todos os meses (aguarde o anúncio e a organização pela lista do grupo). No Lab de Redes rolou a tradicional Install Fest, que é o ponto central de um evento FLISOL, com representantes do Fedora e do Ubuntu, e muita gente querendo fuçar nos seus laptops e sair dali com algum sistema livre instalado. Pelo menos do Fedora foram distribuídos 40 DVDs de instalação e 40 DVDs Live de demonstração do sistema. Já para quem gosta de desenvolvimento para Web, no auditório tivemos um debate bastante interessante, em que vários profissionais experientes comentaram e debateram suas ferramentas, frameworks, técnicas e “histórias de guerra” dos projetos em que já trabalharam.

Realmente foi um sábado memorável, em que muito foi ofertado e certamente houve algo de especial para cada um dos participantes. Que venha o próximo em 2014!

Relato do participante Felipe Baptista
Fotos também do Felipe Baptista
Vídeos das palestras, gravadas pelo Ivan Fuzzer (Ubuntero)

Navegação
Ferramentas