Essa é uma revisão anterior do documento!


FLISOL Chapecó 2013

UnochapecóChapecó será pela primeira vez sede de um FLISOL – Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. Este evento é gratuito e está sendo organizado pelo OeSC-Livre em parceria com a Unochapecó e ocorrerá no Sábado 27 de Abril.

O grupo OeSC-Livre fornecerá um certificado aos participantes que assinarem as listas de presença nos dois turnos do evento, manhã e tarde. O certificado atesta 8h de atividades complementares.

No dia do evento haverá uma promoção de almoço (buffet livre) no restaurante Hangar, no bloco G da Unochapecó, pelo valor de R$9,90.

Local e horário

FLISOLO evento ocorrerá nas dependências dos cursos de Computação e Sistemas da Unochapecó, a partir das 8h30 e indo até as 17h30. Serão utilizados um auditório e dois laboratórios no Bloco R, desenvolvendo uma série de atividades ao longo do dia.

Responsáveis e Voluntários

  • Responsáveis no OeSC-Livre:
    • Fábio Olivé
    • Andrei Jiácomo Zuse
  • Responsáveis na Unochapecó:
    • Profª Viviane Duarte Bonfim
    • Prof. Jorge Antonio di Domênico
    • Prof. Sandro Silva de Oliveira
  • Voluntários no Auditório:
    • Ana Cláudia Antunes Pinto
    • Ricardo Farina
    • Daniel Capeletti
    • Daniel Girotto
    • Josi Nunes
    • Julio de Lara
    • Daniel Bach
  • Voluntários no Install Fest:
    • Ubuntu: Patrick Kaminski, Junior Machado, Jeferson Padilha, Ivan Brasil Fuzzer, Ricardo Farina
    • Fedora: Fábio Olivé, Marcos Eugênio Dietrich
    • Sabayon: Andrei Jiácomo Zuse
    • OpenBSD: Fábio Olivé
    • Ajudas gerais: Daniel Girotto
  • Voluntários no Lab de Hardware:
    • Arduino: Fábio Adriel Beckert, Carlos Fazolo
    • Raspberry Pi: Fábio Olivé, Junior Machado
  • Motivadores no Debate:
    • Clairton Heinzen
    • Sidimar Carniel

Se você gostaria de ajudar como voluntário durante o evento, ajudando e apresentando os palestrantes, ajudando como instalador de distribuições de Software Livre no Install Fest, ou como moderador e facilitador no Lab de Hardware, por favor envie sua disponibilidade no nosso fórum.

Programação

Traga seu laptop e a sua vontade de fazer novos amigos e adquirir novos conhecimentos!

Hora Auditório Lab de Redes Lab de Aula
08h30 Credenciamento
09h00 Abertura
09h15 Software Livre e Inovação Tecnológica
Fábio Olivé e Andrei Jiácomo Zuse
10h00 Distribuição Linux: Ubuntu
Ivan Brasil Fuzzer e Patrick Kaminski
10h45 Distribuição Linux: Fedora
Fábio Olivé
11h30 Hardware Livre: Arduino
Fábio Adriel Beckert
12h00 Almoço
13h00 Desenvolvimento com Ferramentas Livres
PHP, Java, Ruby on Rails e mais!
Traga suas experiências!
(debate aberto entre interessados)

Install Fest

Traga seu laptop, ou pelo menos um pendrive!


Projetos com Arduino e RaspberryPi

17h00 Encerramento

Currículos dos Palestrantes

Andrei Jiácomo Zuse é estudante de Ciência da Computação pela Unochapecó, e trabalha como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação. Começou a ter contato com a informática aos 7 anos de idade, conhecendo o Linux aos 12 anos mas aderiu à comunidade aos 17 anos. Foi suplente regional do Ubuntu até final do ano passado, e atualmente não defende uma distribuição em específico. Desenvolvedor Qt/C++ há aproximadamente 2 anos, pretende ter mais tempo para estudar e contribuir para a comunidade após o término da graduação. Atualmente procura ajudar o OeSC-Livre nos seus eventos.

Fábio Adriel Beckert é Bacharel em Sistemas de informação pela UNOESC Chapecó, e trabalha com desenvolvimento de aplicações web em jsp/java e usuário de linux desde 2004. É autodidata, começou no ramo da informática com 14 anos (1999) e a cada ano que passa fica mais apaixonado pela arte de criar sistemas, pois pra ele desenvolver um sistema não é simplesmente digitar códigos, mais é ser um artista, precisa ter inspiração, desde a modelagem do banco de dados, a criação das telas até a parte onde o usuário acessa tudo sem saber de nada que esta acontecendo por trás da interface.

Fábio Olivé Leite é Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e trabalha há mais de 15 anos com Software Livre e tecnologias relacionadas. Atualmente é Gerente de Engenharia de Suporte na Red Hat, onde atuou por cinco anos como Engenheiro de Suporte nas áreas de redes, NFS, Itanium e crashes de kernel em geral. É um dos fundadores do grupo OeSC-Livre e também do grupo TcheLinux, e tem trabalhado para divulgar o Software Livre no Oeste Catarinense.

Ivan Brasil Fuzzer é Bacharel em Informática pela URI - Erechim, trabalha como analista de redes e com suporte a usuários. Trabalhou por 3 anos com servidores Linux. Usuário Linux a mais de 15 anos. Líder do grupo Ubuntu-BR-RS e entusiasta de software livre sempre ajudando em eventos da comunidade Ubuntu-BR e grupo Tchelinux. Mantenedor do site ubuntero.com.br que divulga o Ubuntu e outras tecnologias livres através de um canal de vídeos no youtube, um podcast e vários artigos relacionados a software livre.

Patrick Kaminski é especialista em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC (PR) e graduado em Sistemas de Informação pela UDESC. Trabalha há mais de 8 anos com desenvolvimento de sistemas e servidores. Atualmente é desenvolvedor na ControlSoft e professor nas Faculdades SENAC e Anglo Americano nas áreas de segurança, servidores e desenvolvimento de sistemas. Além disso coordena projetos de código aberto e é líder regional do Ubuntu, incentivando o Software Livre.

Fatos, Fotos e Relatos

O primeiro FLISOL de Chapecó foi um grande sucesso, com um total de 115 inscritos que em grande maioria compareceu e permaneceu o dia todo. Mesmo antes de abrirmos oficialmente o credenciamento dos participantes já haviam filas e grupos de pessoas esperando para entrar no auditório. O dia começou com 5 rápidas palestras, contextualizando a idéia do Software Livre e apresentando os Sistemas Operacionais Livres mais conhecidos da comunidade local, bem como um rápido “aperitivo” sobre Arduino e o conceito de “Hardware Livre”. Após as palestras a interação e troca de conhecimentos e experiências continuou, mesmo durante o almoço no Hangar. Deu pra sentir que os participantes estavam motivados e sedentos por eventos dessa natureza.

A tarde foi o momento mais descontraído e prático do encontro, com o público se dividindo e alternando entre as três atividades disponibilizadas. No Laboratório de Hardware o pessoal do Arduino “tocou fogo” nos participantes, demonstrando vários projetos e capacidades destas plaquinhas tão baratas e simples, e até apresentando verdadeiras aulas sobre tudo relacionado a Hardware Livre. Daqui saiu a idéia de organizarmos uma oficina de Arduino todos os meses (aguarde o anúncio e a organização pela lista do grupo).

No Lab de Redes rolou a tradicional Install Fest, que é o ponto central de um evento FLISOL, com representantes do Fedora e do Ubuntu, e muita gente querendo fuçar nos seus laptops e sair dali com algum sistema livre instalado. Pelo menos do Fedora foram distribuídos 40 DVDs de instalação e 40 DVDs Live de demonstração do sistema. Surgiu também a idéia de realizar FADs (Fedora Activity Days), que são eventos bastante práticos focados em contribuições para o Projeto Fedora, como tradução, testes, resolução de bugs, empacotamento de software, etc. O Fábio Olivé, que é Embaixador do Projeto Fedora, deverá começar a tocar estes eventos em breve (acompanhe pela lista do grupo).

Já para quem gosta de desenvolvimento para Web, no auditório tivemos um debate bastante interessante, em que vários profissionais experientes comentaram e debateram suas ferramentas, frameworks, técnicas e “histórias de guerra” dos projetos em que já trabalharam. Realmente foi um sábado memorável, em que muito foi ofertado e certamente houve algo de especial para cada um dos participantes. Que venha o próximo em 2014!

Relato do participante Felipe Baptista
Fotos também do Felipe Baptista
Vídeos das palestras, gravadas pelo Ivan Fuzzer (Ubuntero)

Navegação
Ferramentas