I BootCamp OeSC-Livre em Concórdia
Com o apoio da Universidade do Contestado, campus Concórdia, na figura do Prof. Coordenador Max Pezzin, e com o empenho do nosso reconhecido membro concordiense Jackson Laskoski, teremos no sábado dia 24/09/2011 o I BootCamp OeSC-Livre em Concórdia. O evento se realizará no AUDITÓRIO PRINCIPAL (prédio da biblioteca) da Fundação Universidade do Contestado, a partir das 14h.
- Responsável pelo OeSC-Livre: Jackson Laskoski
- Responsável pela UnC-Concórdia: Max Pezzin
- Local: Auditório Principal da UnC
- Data: 24/09/2011
- Hora: 14h até 17h
- Certificado de Participação: Opcional e SEM CUSTOS. O certificado será expedido no dia do evento pela própria coordenação do curso de SI da universidade.
Palestras
Horário | Palestra |
---|---|
14h00 | Uso eficiente da linha de comando com os shells do Unix Fábio Olivé Leite |
15h00 | Portal Social — Uma nova forma de ajudar Marcos Luiz |
16h00 | Zabbix: Gerenciamento centralizado, monitoramento distribuído Jackson Laskoski |
Feedback do evento
Conforme programação original, o evento aconteceu no auditório principal da instituição e teve cerca de 25 expectadores (todos receberam certificado de participação expedido pela própria universidade).
No início dos trabalhos, tanto o Fábio Olivé, quanto o Jarbas (colega aqui do OeSC que encontrava-se dentre os expectadores/apoiando o evento) e o Jack fizeram questão de utilizar os primeiros 20 minutos para falarem sobre a concepção do nosso grupo e da importância de todos os profissionais de TI participarem ativamente do mesmo. Não só “consumindo palestras”, mas também e principalmente propondo e ajudando a organizar eventos. Qualquer integrante do OeSC-Livre tem total liberdade para organizar um pequeno BootCamp na sua universidade ou cidade e divulgar aqui na lista. Os BootCamps são eventos pequenos (de 2 à 4 bate-papos), cuja intenção é “trocar idéias”, num formato mais informal, sobre qualquer tecnologia livre.
Na sequência, o Fábio Olivé (Gerente de Engenharia de Suporte da Red Hat) iniciou sua palestra com a temática “Uso eficiente da linha de comando com os shells do Unix”, na qual abordou uma série de características e dados históricos das Unix-Shells. Foi uma palestra muito interessante e rica em exemplos práticos voltadas à Bash (por questões óbvias). O Olivé falou com bastante propriedade sobre o funcionamento dos comandos internos e externos da Shell e das possibilidades da Bash quando da elaboração de funções mais elaboradas (como Shell Scripts, por exemplo). O assunto estava tão empolgante que acabou excedendo um pouco o horário (até porque havíamos começado mais tarde, devido a parte introdutória).
Sendo assim, o colega Marcos Luiz (Desbravador de CCO) iniciou sua palestra “Portal Social - Uma nova forma de ajudar” por volta das 16:30 horas. O Marcos apresentou o seu projeto/software (desenvolvido com tecnologias de código fonte aberto), cujo objetivo é fornecer um portal público para aproximar “projetos sociais” e iniciativas de colaboração, dos eventuais doadores. O Marcos fez questão de demonstrar o funcionamento do software que se mostrou muito rico em detalhes e recursos. No final de sua fala o Marcos Luiz disse que pretende disponibilizar o portal na internet até o final do ano, além de abrir o projeto para futuros colaboradores (desenvolvedores, auditores e divulgadores).
Por fim, o colega Jackson Laskoski (Diretor Técnico da ConexTI) iniciou sua fala sobre “Zabbix: Gerenciamento centralizado,monitoramento distribuído”, procurando demonstrar os principais recursos da plataforma de monitoramento e gerenciamento de rede Zabbix, sob o ponto de vista corporativo, quando se tem muitas redes geograficamente dispersas ou se atende à muitos clientes distintos. Apesar de introduzir genericamente a temática dentre os que resistiam na platéia, a palestra focou sensivelmente no módulo “Zabbix Proxy” que permite monitorarmos estruturas computacionais bem grandes e dispersas com baixo overhead de pacotes.
O evento acabou por volta das 18:00 horas.
Ainda em tempo, gostaríamos de estender novamente os agradecimentos ao Prof. Max (coordenador do curso de SI) pelo apoio ao evento.