I BootCamp OeSC-Livre em Xanxerê

Logo da UnoescCom o apoio da Unoesc Xanxerê, através da Profª Coord. Rosicler Felippi Puerari e do Prof. André Luiz Forchesatto, e contando com a participação dos acadêmicos já acostumados com os eventos “Boot”, realizaremos no sábado dia 10/03/2012 o I BootCamp OeSC-Livre em Xanxerê. O evento se realizará no Auditório da Unoesc, com capacidade para até 150 pessoas, a partir das 9h. Inscreva-se!

  • Responsável pelo OeSC-Livre: Fábio Olivé
  • Responsáveis pela Unoesc Xanxerê: Profª Coord. Rosicler Felippi Puerari e Prof. André Luiz Forchesatto
  • Local: Auditório da Unoesc Xanxerê (Google Maps)
  • Data: 10/03/2012
  • Hora: 9h até 18h
  • Certificado de Participação: Fornecido pela Unoesc após o evento. Os participantes serão contatados via email.
  • Custo da Inscrição: Este evento tem uma taxa simbólica de participação de R$10,00, a serem pagos diretamente para a Unoesc no ato da inscrição (o boleto gerado durante a inscrição pode ser pago em qualquer banco ou no dia do evento na parte da manhã). O Grupo OeSC-Livre pede aos participantes que levem 2kg de alimentos não-perecíveis, que serão coletados na entrada do evento e doados a uma entidade social da cidade.

Chamada de Trabalhos

O Grupo OeSC-Livre, em parceria com a Unoesc em Xanxerê, convida a todos os interessados da região Oeste de Santa Catarina a submeterem palestras sobre os assuntos relacionados abaixo, para apresentação no I BootCamp OeSC-Livre Xanxerê. O evento se realizará no Auditório do Campus Xanxerê da Unoesc no sábado, 10 de Março de 2012.

Prazo final: 18/02/2012

Assuntos de Interesse:

  • Casos de Uso de Bancos de Dados livres;
  • Projetos desenvolvidos sobre tecnologias livres;
  • Ferramentas de desenvolvimento livres;
  • Linguagens de Programação e frameworks livres;
  • Implantação de IPv6 com tecnologias livres de redes;
  • Software Livre e seu impacto no mundo da tecnologia.

As propostas de palestras deverão ser enviadas para o email oesc.livre@gmail.com até o dia 18 de Fevereiro de 2012, contendo as informações abaixo:

  • Título da palestra;
  • Nome e email do autor;
  • Breve currículo do autor;
  • Breve resumo da palestra.

Os autores deverão se comprometer a enviar seus slides em formato PDF, se possível compactado, para o mesmo endereço acima até o dia do evento. Cada palestra deverá ter no máximo uma hora de duração. Este é um evento organizado por voluntários e não tem fins lucrativos, portanto não é feito nenhum tipo de pagamento ou remuneração aos palestrantes. A taxa simbólica de inscrição serve apenas para a manutenção dos recursos disponibilizados pela Unoesc.

Grade de Palestras

Esta é a grade de horários e palestras do evento, e mais abaixo estão informações mais detalhadas sobre as palestras e os palestrantes.

Horário Palestra
09h00 Abertura
Fábio Olivé e André Forchesatto
09h15 Spring-Data persistindo dados sem sofrimento
André Forchesatto
10h15 Intervalo para Café
10h30 Segurança e Auditoria de Redes e Informações:
O que o pfSense pode fazer por sua empresa?

Jackson Laskoski
11h30 Intervalo para Almoço
13h00 Como participar de projetos de Software Livre?
Fábio Olivé
14h15 Git - Caso de Uso Zettabrasil
Clairton Heinzen
15h15 Intervalo para Café
15h30 Manipulação de Arquivos com Apache POI
Cristiano Agosti e Luzitan Zancan
16h45 Framework Demoiselle: o case de desenvolvimento do Partenon
(Sistema de Gerenciamento de Eventos)

Roberson Alves, Robson Perassoli e Luiz Felipe Bartz
17h45 Fechamento

Spring-Data persistindo dados sem sofrimento

Em muitos projetos ainda existe um grande esforço para construir a camada de persistência de dados da aplicação, muitos projetos ainda utilizando SQL nativo de acesso a banco de dados fazendo com a aplicação tenha uma grande dependência do banco. Nos últimos anos surgiram vários outros tipos de banco de dados, os não relacionais, map-reduce, cloud e outros, cada qual com sua particularidade, tornando ainda mais complicada a criação de uma camada de persistência genêrica. Nesta palestra estarei abordando o framework open source Spring-Data (http://www.springsource.org/spring-data) que vem com a proposta de criar uma nova maneira de persistir dados em Java, com ele é possível utilizar todas as novas tecnologias de banco de dados, seja ela noSql, BigTable, map-reduce ou o proprio banco de dados relacional, este framework cria uma abstração incrivel do banco, tornando a vida do desenvolvedor muito mais fácil.

André Forchesatto é Especialista em Ciência da Computação pela UFSC, professor dos cursos Computação da Unoesc, professor da Pós-Graduação em Java na UTFPR. Desenvolvedor JEE à 6 anos com experiência em Spring, Hibernate e web. Lider de projeto de software para gestão acadêmica e EAD (Educação a Distância) da Unoesc.

Segurança e Auditoria de Redes e Informações: O que o pfSense pode fazer por sua empresa?

A palestra faz uma abordagem prática sobre as necessidades e expectativas do mercado de TI e das organizações em geral, acerca da segurança e auditoria de informações em ambientes computacionais modernos, bem como, de que forma satisfazê-las utilizando como core de solução o pfSense.

Sobre o pfSense:

Derivado de uma distribuição customizada do FreeBSD, pfSense é o system appliance que mais se destaca pela sua riqueza de recursos. Oferece imensuráveis recursos de roteamento, firewalling, segurança de redes, soluções de VPN, etc.

O pfSense é um sistema muito estável e oferece inúmeras facilidades na sua implementação por meio uma interface extremamente amigável. Sendo um projeto popular com mais de 1 milhão de downloads desde o seu início, sua qualidade é comprovada pelas inúmeras instalações que vão desde pequenas redes à grandes corporações, universidades e redes governamentais onde a segurança e robustez são fundamentais.

Jackson Laskoski é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Administração de Redes de Computadores Linux e em Informática Aplicada ao Ambiente Empresarial. Atualmente é professor da Universidade do Contestado, Diretor Técnico da ConexTI e mantenedor do blog www.JACK.eti.br. É membro atuante de vários grupos de usuários e projetos open-source.

Como participar de projetos de Software Livre?

Esta palestra visa mostrar como os projetos de Software Livre são criados e mantidos, como as pessoas interessadas podem participar dos inúmeros projetos ao redor do mundo, e também quais são as principais ferramentas normalmente utilizadas em projetos em cima de distribuições Linux. O objetivo principal é demonstrar que mesmo pessoas leigas, ou que entendam de computação mas não saibam programar, podem participar e ajudar muito os projetos dentro de suas áreas de interesse.

Fábio Olivé é Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e trabalha há 18 anos com Software Livre, sendo atualmente Gerente de Engenharia de Suporte na Red Hat. É embaixador do Projeto Fedora e co-fundador dos Grupos de Usuários de Software Livre OeSC-Livre.org e TcheLinux.org.

Git -- Caso de Uso Zettabrasil

A Zettabrasil utiliza Git há quase dois anos, e esta palestra visa demonstrar o que foi possível melhorar no dia-a-dia dos desenvolvedores com o uso dessa ferramenta. Serão demonstrados a história da ferramenta, principais comandos, alguns exemplos, ferramentas auxiliares e o Caso de Uso da empresa Zettabrasil.

Clairton Heinzen é Analista de Sistemas e Programador da Zettabrasil.

Manipulação de Arquivos com Apache POI

Apache POI é um projeto da Fundação Apache que fornece um conjunto de bibliotecas Java para manipulação de arquivos em diversos formatos. Podemos dizer que a grande missão do projeto é manter uma API para manipular vários formatos de arquivos com base nas normas Office Open XML (OOXML) da Microsoft e Compound Document Format (OLE2).

Essa palestra irá demonstrar os principais recursos disponibilizados pelo framework. A palestra irá destacar sua usabilidade e aplicabilidade, com um breve tutorial de como criar e editar arquivos com os principais formatos suportados, englobando em seu contexto como fazer parte do projeto Apache POI e os casos de sucesso quanto ao seu uso.

Cristiano Agosti é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua também como desenvolvedor de Sistemas web em Java com mais de 10 anos de experiência. Incentivador do uso de Software livre, mais informações na página pessoal: http://agosti.blog.br.

Luzitan Orso Zancan é acadêmico de Ciência da Computação pela Unoesc de Xanxerê. Atua como professor de informática básica desde 2007 iniciando em 2009 como professor na rede de ensino estadual catarinense, entusiasta das tecnologias desde criança e gaiteiro desde a época do segundo grau, encantou-se por programação assim que começou a aprender na faculdade. Hoje programa em Java, JSF, C e C++, curte muito problemas que exijam o uso da lógica para serem resolvidos e software livre.

Framework Demoiselle: o case de desenvolvimento do Partenon (Sistema de Gerenciamento de Eventos)

O Demoiselle é um projeto oficial, de software livre, do governo federal criado com o intuito de oferecer: estrutura básica para aplicações web, indicar as tecnologias a serem adotadas, definir padrões de implementação e ajudar nas decisões de projeto. Foi iniciado em meados de 2008 e é mantido pelo Serpro(Serviço Federal de Processamento de Dados). Utiliza a mesma filosofia do Pai da Aviação, publicando o código-fonte do framework sem custo, por meio da licença LGPL versão 3. Ele envolve um conjunto de seis sub-projetos, sendo cinco de software e um processo de desenvolvimento, que são: Framework, Components, Tools, Sample, Process e Infra. O objetivo da palestra é mostrar um pouco do funcionamento do Demoiselle e como o mesmo foi utilizado para desenvolver o Partenon que é um Sistema de Gerenciamento de Eventos.

Roberson Junior Fernandes Alves é graduado como Tecnólogo em Informática pela Unoesc - SMO e especialista em Ciência da Computação pela UFSC. Professor do curso de Sistemas de Informação e coordenador dos Laboratórios de Tecnologia da Informação(LTI) da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste.

Robson Perassoli é acadêmico do 9. período do curso de Sistemas de Informação da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste. Atualmente atua na empresa MicroSys Sistemas como desenvolvedor.

Luiz Felipe Bartz é acadêmico do 9. período do curso de Sistemas de Informação da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste. Atualmente atua na empresa MicroSys Sistemas como desenvolvedor.

Feedback sobre o evento

No sábado dia 10/03 tivemos um dos melhores eventos já organizados pelo OeSC-Livre. O público de Xanxerê e região foi extremamente receptivo, compareceu em grande número e contribuiu com muitas questões interessantes durante as palestras. O OeSC-Livre agradece muito o apoio e a presteza da Profa. Rosicler Puerari e do Prof. André Forchesatto, da Unoesc Xanxerê, por tudo o que realizaram na organização do evento e por efetuarem a entrega dos mais de 100kg de alimentos arrecadados, através dos participantes, para a entidade APAX (Associação de Promoção Assistencial de Xanxerê).

Tivemos um susto inicial, quando quase no momento exato de começarmos as palestras, de manhã, faltou energia na cidade inteira. Depois de algum tempo esperando uma possível volta, o Fábio Olivé começou sua conversa sobre a história do Software Livre e como participar de projetos livres, mesmo sem slides projetados. O público não esmoreceu com o transtorno, e depois do almoço já tínhamos energia para retomar o evento no formato normal, embora um pouco acelerado. Nosso colega Jackson Laskoski então falou sobre o “canivete suíço” da segurança em redes, o pfSense, e logo depois o pessoal da Zettabrasil apresentou um excelente caso de uso da ferramenta GIT, que segundo os apresentadores realmente revolucionou a qualidade e produtividade do seu time de desenvolvimento de software.

Tivemos um breve intervalo para café, e então entramos na parte de desenvolvimento, com o Prof. Cristiano Agosti e o acadêmico Luzitan Zancan, da Unoesc Xanxerê, abordando “Manipulação de arquivos com Apache POI”. Logo após, o Prof. Roberson Alves e os acadêmicos Robson Perassoli e Luiz Felipe Bartz, da Unoesc São Miguel do Oeste, apresentaram o “Framework Demoiselle: o case de desenvolvimento do Partenon (Sistema de Gerenciamento de Eventos)”. O público demonstrou interesse até o fim, quando então o Prof. André Forchesatto, da Unoesc Xanxerê, falou sobre “Spring-Data persistindo dados sem sofrimento”.

Foi realmente um sábado memorável, onde ficou demonstrado que existe um grande interesse por eventos do tipo em Xanxerê, e também que nem mesmo com falta de energia os participantes se desmotivam. Obrigado Unoesc Xanxerê! Obrigado a todos os participantes!

Navegação
Ferramentas