Grupo de Colaboradores do Projeto Fedora
No segundo semestre de 2014 o Fábio Olivé resolveu estimular mais diretamente os alunos e profissionais de tecnologia de Chapecó e região a colaborarem mais ativamente no Projeto Fedora, através de reuniões de orientação e trabalho com atuais e novos contribuidores. A idéia é realizar encontros mensais, não em formato de “evento” com palestras e certificados, mas focados em apresentar como o projeto funciona, como se pode participar e colaborar ativamente com o projeto, quais são e como se organizam os times de trabalho brasileiros (e globais) do Fedora, orientar a criação de contas no Fedora Accounts System, o contato com os times e seus representantes, etc. Bem prático, e certamente com muito aprendizado e troca de experiências. Abaixo estão pequenos relatos dos encontros já realizados.
2014-10-16: Apresentação sobre o time Fedora QA
Na noite de quinta-feira 16/10 tivemos nossa primeira reunião sobre o Projeto Fedora, contando com a presença do Bruno Zanuzzo, que se graduou recentemente na UNOESC e hoje atua no time de testes e QA do Fedora. Este encontro aconteceu em uma sala de aula, e foi em um formato de palestra seguido de perguntas e respostas, então ainda não foi bem uma reunião de trabalho. Ainda assim, além da ótima e esclarecedora conversa, duas pessoas criaram contas no FAS, o Dhonatan Campagnaro (FAS account dhonatanc) e o Giovani Rafael de Marco (FAS account giovanidm).
2014-11-29: Reunião de habilitação de novos contribuidores
Na tarde do sábado 29/11 fizemos a nossa segunda reunião, desta vez mais focada em realmente explicar de onde surgiu, o que é, como funciona e o que diferencia o Projeto Fedora. Tivemos alguns pequenos contratempos no início (um prédio sem energia, uma sala sem internet), porém nos mudamos pra Garagem Tecnológica da UNOESC levando duas térmicas de café e muita determinação e colocamos as mãos na massa. Tivemos seis novos participantes, englobando gente da UNOESC, da Unochapecó e da UFFS, comprovando a idéia de que estes encontros são independentes de instituições específicas, e são abertos a todos as pessoas, independente de onde estudam ou trabalham, desde que estejam interessados em conhecer melhor e atuar de alguma forma no Projeto Fedora. Na verdade, mesmo que só queiram usar Software Livre, tirar dúvidas e bater papos já está valendo.
Além de explicar como o projeto funciona e habilitar as seis novas contas no FAS (contas natanjmai, cleitonlimap, feliper, emerson, nicolaulod e fba, que já assinaram o Contributor Agreement e foram aprovados no grupo fedora-br), o grupo entrou no canal #fedora-br da FreeNode e interagiu com alguns contribuidores já experientes do Projeto Fedora, o Daniel Bruno, o Marcel Ribeiro Dantas e o Marcelo Barbosa. Os três colaboradores nos deram uma visão geral do que fazem no projeto, como se engajar nos times e por onde começar. Foi bastante informação e contatos, e espero que estes seis novos contribuidores consigam continuar suas caminhadas sem ficar no meio do caminho. Nem sempre é fácil conseguir dedicar tempo a um projeto comunitário, mas eu espero que com as reuniões frequentes nós possamos nos ajudar e nos motivar uns aos outros.
No final ainda deu pra arrumar o laptop do Felipe, que estava com os repositórios do yum todos bagunçados, e combinar o assunto do próximo encontro: aprender a criar um pacote RPM, e como trabalhar nos times de testes e empacotamento.